Docentes do Instituto de Biologia desenvolvem novo curso para profissionais em áreas laboratoriais

O curso de extensão em PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE MICRÓSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA APLICADOS À ANÁLISE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS, foi desenvolvido pelo corpo docente do IB - Instituto de Biologia da Unicamp sob coordenação do Prof. Paulo Pinto Joazeiro e, contará também com a presença dos professores: Adriane Cristina Sarti Sprogis e Mary Anne Heidi Dolder.

O objetivo do curso em suas 52 horas aulas é:

• Fornecer noções básicas sobre os princípios da óptica eletrônica aplicados à microscopia eletrônica de varredura.

• Discutir as bases operacionais dos componentes do microscópio eletrônico de varredura.

• Destacar a importância dos diferentes procedimentos para o processamento de amostras biológicas para microscopia eletrônica de varredura.

• Descrever e realizar metodologia para fixação química e desidratação de amostras biológicas.

• Descrever e realizar metodologia para a secagem de amostras ao ponto crítico (critical point drying).

• Descrever e realizar metodologia para evaporação de carbono/metais em amostras não–condutoras (metal coating – sputtering divice).

• Discutir e realizar as etapas para observação e captura de imagens geradas por elétrons secundários (SEI-seconday electrons image) elétrons retro-espalhados (BEI-Backscattered electrons image).

• Descrever e realizar capturade imagens digitais para documentação de resultados obtidos ao micróscopio eletrônico de varredura.

O período de inscrição é de 23/4/2012 a 25/6/2012.

Para mais informações acesse: