ARTES VISUAIS, nova turma para curso de especialização.

Especialização em ARTES VISUAIS abre inscrições para sua 5ª turma.

No currículo do curso, as disciplinas da práxis e da teoria focam a compreensão da arte como forma de conhecimento artístico e cultural, geradoras de poéticas visuais. Desse modo busca aprofundar e disseminar a multiplicidade de conceituações e práticas para a arte no mundo contemporâneo partindo das principais correntes de pensamentos dedicadas a esse estudo na atualidade. Pretende-se favorecer um campo coletivo para desenvolvimento e discussões críticas sobre a produção artística e suas atividades correlatas. Entendendo as artes visuais como campo de trabalho profissional o curso proporciona o desenvolvimento de projetos e experiências estéticas, com ênfase na produção individual ou coletiva, bem dedica atenção para o trabalho de criação nas distintas linguagens artísticas contemporâneas.


O curso destina-se a profissionais formados na área de Artes Visuais ou áreas afins que procuram um preparo específico e a renovação de seu campo de conhecimento da práxis e da teoria sobre a contemporaneidade da arte.


A especialização desse campo profissional tem gerado oportunidades ampliadas para a elaboração de projetos, assessorias, novas investigações para o artista que atua no mundo contemporâneo. Além da Escola formal e dos cursos livres em atelies, os artistas e ou especialistas nesse campo da arte tem atuado junto de ONGs, empresas culturais, Museus e Centros Culturais promovidos pela iniciativa privada, projetos sócio-culturais em geral que demandam a constante renovação do conhecimento e das estratégias de formatação de projetos, de apresentação do seu próprio trabalho prático, de investigações do campo teórico que possam viabilizar a criação de um novo centro de cultura. Assim, projeta-se um cenário bastante interessante para aqueles que possuem, além da graduação e de experiencia na área, uma Especialização como essa proposta pelo ART 0120.


Após a conclusão do curso o aluno pode adquirir um ferramental expandido dos cursos de graduação da área artística, seja no aprimoramento e no aprofundamento de suas investigações poéticas pessoais, seja na compreensão dos muitos elementos do atual circuito artístico, voltado para a produção e apresentação de arte.


Além dos benefícios aos alunos o curso de extensão comunitária leva dezenas de benefícios para a sociedade, por exemplo, desde a possibilidade de possibilitar a manutenção da cidade de Campinas no eixo dos lugares que pensam e produzem arte contemporanea até a expansão das ofertas de cursos que complementam a primeira formaçaõ profissional de pessoas ligadas à Arte e demais processos criativos voltados para a visualidade. Além disso, acreditamos que a especialização em Artes Visuais (ART-0120) desde sua implantação assumiu um papel de oxigenação do contexto cotidiano de trabalho do Depto de Artes Plásticas do IA. Os professores envolvidos no projeto, bem como outros que dele participam indiretamente, tem a chance de construir e ou verificar projetos de devolutivas desse investimento feito no Curso por meio de eventos expositivos, bem como ciclo de palestras que são organizados anualmente e ofertados para toda a comunidade local, além dos próprios alunos, gratuitamente. Entendemos que essa é uma maneira de equalizar dentre tantos os investimentos feitos nesse curso.


Para outras informações os interessados podem conferir o site do Curso: http://www.iar.unicamp.br/dap/extensao/especartesvisuais120_2011/curso.html