Viva o dia a dia da fisioterapia aplicada à saúde da mulher

O grande diferencial do curso de Fisioterapia Aplicado à Saúde da Mulher é a vivência dos alunos nas rotinas do hospital e o total acompanhamento de seus pacientes.

Há 10 anos, a equipe de profissionais atuantes na área de fisioterapia aplicada a saúde da mulher do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP, resolveu que toda a experiência acumulada através de tantos atendimentos e procedimentos deveriam ser estendidos a outros profissionais, estes mais jovens, levariam então a filosofia CAISM para todo o restante do país. Nasce então, com sua primeira turma formada em dezembro de 2001, sob responsabilidade da Prof. Dr. Ilza Maria Urbano Monteiro o curso de especialização – modalidade extensão universitária em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher.

Desde o seu surgimento, o curso desenvolvido pelo corpo docente da UNICAMP é um dos mais procurados dentro do catálogo de milhares de cursos oferecidos durante o ano todo pela EXTECAMP.

A Prof.ª. Dr ª. Andréa Marques, parte da equipe da especialização e profissional atuante do departamento de fisioterapia da mulher do hospital, acredita que o sucesso e a total satisfação dos profissionais que concluem o curso deve-se ao fato que, a grande experiência vivida por eles durante as mais de mil horas do curso era muito além de um fisioterapeuta tratando uma alteração motora, eram multi profissionais desenvolvendo conhecimento extra fisioterapia. O grande diferencial do curso de Fisioterapia Aplicado à Saúde da Mulher é a vivência dos alunos nas rotinas do hospital e o total acompanhamento de seus pacientes: discussões clínicas, pesquisas, acompanhamento de visitas médicas, observação de procedimentos cirúrgicos, e etc. Sendo assim o aluno saberá, por exemplo, se o seu paciente passou por uma cirurgia, quais músculos foram manipulados e o que isso poderá interferir na sua reabilitação, apesar dos alunos terem bem claro quais são os seus limites dentro do hospital, é a visão de todo o processo que é tão benéfico para o profissional que está sendo formando.

As turmas possuem em média dez alunos, vindos de todos os cantos do país, com o objetivo de levar a experiência para ajudar na melhoria no tratamento das mulheres de suas cidades. Os professores, além de sentirem-se gratificados, dedicam parte do tempo para falar sobre diferenças culturais e a diversificação existente no país sobre a saúde da mulher e reforçam que, em cada região elas reagem de maneiras diferentes as mais diversas patologias. Com isso reforçam que, a intenção é, independente do local para onde o profissional vá ou quais os recursos disponíveis que ele tenha, deverá aplicar os conhecimentos que obteve.

Em fevereiro de 2011 uma nova turma iniciará as suas atividades. As inscrições deverão ser feitas de 22/11/10 até 20/01/11. Para mais detalhes acesse: Clique aqui.

Depoimentos sobre o curso

“..nós costumamos dizer que temos os melhores professores do mundo, nossas pacientes...o aluno até poderá esquecer a aula mas nunca o seu paciente...” - Andréa Marques”

“...na faculdade parecia que tudo era bonito e certinho, fácil de resolver, e aqui as coisas não são assim, então você acaba aprendendo com a prática muito que a teoria não ensina. Não importa o que temos, ele não tem culpa, a minha obrigação é cuidar dele, é então que a ampla experiência do corpo docente do curso faz a maior diferença, em um ano aqui eu aprendi muito mais que o 5 da graduação...” - Alessandra, aluna do curso.

“Vou levar todo o aprendizado que eu tive aqui, “Alessandra e professores” e “Alessandra e pacientes” isso completa o meu conhecimento, toda sensibilidade que devemos ter, todo o objetivo que é traçado para o paciente, até onde eu posso ir...tudo que eu puder fazer, até onde eu puder fazer, até onde as minhas pernas alcançarem eu vou fazer.” - Alessandra, aluna do curso.

.. Galeria de Fotos