Decreto do governo garante isenção fiscal para semicondutores e inclui energia solar em benefício

O Decreto 11.456 é uma medida importante para o setor de energia solar e semicondutores no Brasil. A isenção fiscal para a importação e venda de semicondutores e a inclusão da energia solar nesse benefício podem impulsionar o crescimento da indústria e tornar a energia solar mais acessível para a população. Além disso, essa medida pode atrair mais investimentos estrangeiros para o setor, o que pode gerar mais empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico do país.

Recentemente, o governo brasileiro emitiu um decreto que traz boas notícias para o setor de energia solar e semicondutores no país. O Decreto nº 11.456, de 28 de março de 2023, garante isenção fiscal para a importação e venda de semicondutores e inclui a energia solar entre os setores que poderão se beneficiar dessa medida.

Essa iniciativa visa incentivar a produção nacional de semicondutores, que são componentes essenciais para a fabricação de painéis solares, computadores, smartphones e uma infinidade de outros dispositivos eletrônicos. Além disso, a isenção fiscal também reduz os custos para empresas que utilizam esses componentes em seus produtos, o que pode torná-los mais acessíveis ao consumidor final.

A inclusão da energia solar nesse benefício é uma ótima notícia para o setor, que vem crescendo de forma acelerada no Brasil. A energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável, que não emite gases de efeito estufa e não produz resíduos perigosos. No entanto, os custos iniciais para a instalação de painéis solares podem ser elevados, o que torna essa tecnologia menos acessível para a população em geral.

Com a isenção fiscal para semicondutores, a fabricação de painéis solares pode ficar mais barata e, consequentemente, os preços podem ser reduzidos. Isso pode impulsionar ainda mais o crescimento da energia solar no país e torná-la uma opção viável para um número cada vez maior de pessoas.

Além disso, essa medida pode atrair mais investimentos estrangeiros para o setor de energia solar no Brasil. Com a isenção fiscal para semicondutores, empresas estrangeiras podem encontrar mais incentivos para se estabelecer no país e investir na produção de painéis solares.

A Escola de Extensão da Unicamp oferece uma série de cursos na área de energia fotovoltaica. Veja algumas opções:

1-) INTRODUÇÃO À ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - SISTEMAS ISOLADOS E CONECTADOS À REDE

O curso tem como objetivo principal a capacitação do aluno para o projeto e o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie) e autônomos (off-grid). São abordados os principais conceitos de energia solar e sistemas fotovoltaicos.

2-) SISTEMAS FOTOVOLTAICOS: CONCEITOS, TEMÁTICAS E APLICAÇÕES

A proposta deste curso é introduzir os alunos, primeiramente aos conceitos dos sistemas fotovoltaicos, destacando sua importância em cenários de eficiência energética e sustentabilidade, bem como seus conceitos fundamentais como energia solar e de seus componentes. Posteriormente, será abordado o dimensionamento dos componentes e dos sistemas fotovoltaicos, com abordagens técnicas e acadêmicas sobre a importância e desempenho de cada componente (painéis solares, baterias, inversores, disjuntores, cabos e estrutura de fixação.). Por fim, serão apresentadas as aplicações convencionais dos sistemas fotovoltaicos, bem como seus contextos de aplicação, e conceitos para viabilidade econômica e de projetos junto as concessionarias de energia.

Acesse nosso site para encontrar outros cursos.

São mais de 150 cursos com inscrições abertas diariamente, em todas as áreas do conhecimento.

Cursos de Extensão da Unicamp. Amplie suas possibilidades!