Especialização
Extensão
Distância
1) Os cursos de extensão correspondem a um curso de pós-graduação latu-sensu?
Os cursos de especialização - modalidade extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas, que seguem as Deliberações CEPE A-04/2003, 06/2004 e 08/2005, têm ampla aceitação e reconhecimento no mercado e estão de acordo com o artigo 44, inciso IV da Lei nº 9394/1996, porém como não atendem os requisitos da Resolução CES/CNE nº 01 de 06/04/2018 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, podem não ser reconhecidos como curso de pós-graduação lato sensu no âmbito do setor público, seja para ingresso, seja como meio de ascensão na carreira pública.
2) Eu, como aluno formado no exterior, posso fazer matrícula nos cursos de extensão?
Sim, os nossos cursos estão abertos para alunos estrangeiros que tenham se formado no Brasil ou no exterior.
O candidato que mora em outro país deve se inscrever e enviar o currículo com bastante antecedência. O resultado da seleção curricular sairá mais cedo para estes candidatos para que possamos obter da DAC ( Diretoria Acadêmica da UNICAMP ) uma Carta de Aceitação. Com esta carta o candidato poderá tirar o seu visto de estudante.
Após obter o visto, o candidato deverá enviar para a secretaria dois documentos escaneados: 1) Passaporte (as páginas preenchidas, contendo os dados pessoais e o visto e 2) Diploma ou certificado de conclusão de curso (com tradução juramentada e consularização).
3) Quais são os critérios para concessão de bolsas?
Os nossos cursos possuem uma cota de bolsas bastante limitada. Se o aluno quiser solicitar um desconto em sua mensalidade deverá ficar atento e seguir as regras abaixo:
• 1o. Na maioria dos casos o aluno deverá ter cursado no mínimo 4 disciplinas (com nota = ou superior a 8,00 e no máximo uma falta). Para outros casos e solicitações, a Secretaria deve se consultada.
• 2o. O aluno interessado em pleitear o desconto deve pedir à Secretaria de Extensão, pessoalmente ou por e-mail, o Formulário de Solicitação de Bolsa, preenchê-lo e aguardar a análise que será feita pelos coordenadores do curso em questão.
• 3o. Não é concedido a nenhum aluno 100% de bolsa.
• 4o. As bolsas serão usadas no decorrer do curso para ajudar preferencialmente os alunos que tiverem problemas financeiros inesperados. Ex. perda de emprego (dá-se uma bolsa parcial por 3 meses, depois o caso é reavaliado) mudança de emprego ou de cidade (idem acima) motivos de saúde, etc..
As bolsas não são, necessariamente, para o curso inteiro. Podem ser canceladas após um determinado período e utilizadas para ajudar outros alunos que estiverem em situações emergenciais.
Acreditamos que este rodízio faz com que sempre tenhamos condições de ajudar quem já fez boa parte de um curso e por uma fatalidade teria que trancá-lo ou até mesmo desistir dele.
4) Quais os procedimentos para desistência do curso?
O aluno deve preencher um formulário (que pode ser obtido em Downloads) explicando quais são os motivos de sua desistência.
Não devolvemos os valores pagos. O aluno também deve ter pago as disciplinas cursadas até então.
5) O que são “cursos de extensão”?
Toda atividade de ensino acadêmico, técnico, cultural ou artístico, não capitulada no âmbito regulamentar de ensino de graduação e da pós-graduação stricto sensu da Unicamp, conforme artigo 4º da Deliberação CONSU A-02/99.
6) Qual a diferença entre “curso de extensão” e “curso de especialização”?
Curso de extensão: possui carga mínima de 30 horas-aula, não considerando o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extraclasse. É destinado a toda a comunidade, desde que o interessado atenda ao pré-requisito exigido pelo curso pleiteado. Os cursos de extensão classificam-se como:
I) Cursos Livres: não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno.
II) Cursos para 1º e 2º Graus: para alunos que possuam os Ensinos Fundamental e Médio completos.
III) Cursos para graduados: para alunos com curso universitário completo.
Curso de especialização: é oferecido nas modalidades de extensão universitária e aperfeiçoamento.
I) Extensão Universitária: destina-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais. Tem uma carga mínima de 360 horas-aula.
II) Aperfeiçoamento: tem o objetivo de atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Tem uma carga mínima de 180 horas-aula.
Em ambos os casos, a carga horária não considera o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extraclasse. Só pode matricular-se em tais cursos o aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, emitido por instituição reconhecida e devidamente registrado.
7) Existe taxa de inscrição para os cursos?
Não há pagamento de taxa de inscrição para os cursos de extensão oferecidos pela Extecamp. A matrícula é efetivada a partir do pagamento da 1ª parcela do curso ou pagamento à vista. Para os cursos gratuitos, a matrícula é feita automaticamente, após entrega da documentação e do resultado do processo seletivo, quando houver.
8) Após matriculado, posso desistir do curso?
Sim. O aluno poderá desistir do curso por meio de uma carta* endereçada ao professor responsável pelo curso:
a) Em até 7 dias após o primeiro dia de aula, quando então será devolvido o valor já pago à pessoa física ou jurídica responsável pelos encargos financeiros.
b) Fora do prazo estipulado no item anterior, e existindo débitos pendentes, o responsável pelo pagamento deverá quitá-los no prazo máximo de cinco dias, com encargos. Será cobrada multa de 2% e juros diários de 0,03% de atraso.
* IMPORTANTE: este procedimento não pode ser realizado via email.
9) Tenho direito a cartão universitário (carteira estudantil)?
Só têm direito ao cartão universitário os alunos devidamente matriculados nos cursos de especialização na modalidade de extensão universitária, mediante solicitação à Diretoria Acadêmica da Unicamp e pagamento da taxa de confecção, para a emissão de 1ª via.
10) Como faço para imprimir meu boleto?
O boleto da 1ª parcela será encaminhado para o email do candidato, que deverá imprimi-lo e efetuar o pagamento em agências bancárias até a data de vencimento.
A partir da 2ª parcela, os boletos estarão disponíveis no site da Extecamp, no menu Acesso Restrito > Alunos. Digite o número de seu RG e clique em “entrar”. Na próxima tela, clique em “Boleto de Cursos em Andamento”. Aparecerão os boletos com pagamentos em aberto para impressão.
Caso o candidato/aluno não tenha acesso à Internet, deverá entrar em contato com a Extecamp ou a Secretaria de Extensão onde efetuou sua inscrição. Veja o passo-a-passo no Tutorial de Impressão.
Todos os boletos pagos relativos aos cursos de extensão geram automaticamente a nota fiscal de serviços eletrônicos.
A Extecamp disponibilizou em seu site, em Acesso Restrito – Aluno, os dados para que ele possa imprimir a qualquer momento sua NFSe. Ela também é encaminhada ao aluno através de e-mail após o processamento dos boletos junto a Funcamp.
11) Como faço para pagar um boleto vencido?
O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária até a data de vencimento. Após essa data, pagar apenas nas agências do Banco Santander, em até 14 dias após o vencimento.
Depois deste período, o aluno deverá procurar a Área Financeira da Extecamp para cálculo de juros e multa e emissão de novo boleto. Qualquer tipo de negociação de parcelamento ou isenção deverá ser solicitada e autorizada pelo professor responsável pelo curso, por escrito.
12) Como encontro minhas notas?
As notas estarão disponíveis no site da Extecamp (www.extecamp.unicamp.br) no prazo de 30 dias a partir do final do curso, no menu Acesso Restrito > Alunos. Digite o número de seu RG e clique em "entrar". Na próxima tela, clique em "Histórico". Uma nova janela será aberta para impressão do histórico.
12) Quanto tempo demora a emissão do certificado?
A emissão do certificado demora até 60 dias corridos após a entrega das notas na Extecamp pelo professor responsável pelo curso.