Conheça o Catálogo de Cursos 2011

A Escola de Extensão da Unicamp, lança o seu novo catálogo de cursos de extensão para 2011.

São características do ensino de extensão a flexibilidade, a capacidade de adaptação, a preocupação com demandas sociais segmentadas, o que possibilita um amplo espectro de atuação capaz de atender com qualidade e rapidez necessidades amplas e diversificadas. A flexibilidade do ensino de extensão possibilita atingir, dependendo dos requisitos de cada curso, pessoas de diversos níveis de escolaridade: desde pessoas que não concluíram o ensino fundamental até pessoas portadoras de diploma de superior. Desta forma, a Universidade cumpre um importante papel social e complementa suas atividades tradicionais de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, ampliando o espectro da difusão do saber para importantes setores da sociedade.

O importante papel social dos cursos de extensão é reconhecido pelas melhores universidades do mundo. Todas têm escolas, setores, departamentos dedicados a oferecer esta modalidade de cursos.

A Escola de Extensão (Extecamp) é o órgão da Universidade Estadual de Campinas destinado a administrar os cursos de extensão. No ano de 2010 a Extecamp cumpriu 21 anos de existência. A qualificada oferta de cursos possibilitou nesse período um total de 26.708 matrículas em 188 cursos perfazendo um total de 7.032 alunos matriculados. A satisfação dos alunos com os cursos de extensão ministrados na Unicamp é elevada. Em pesquisa aplicada no ano de 2009, a alunos que tinham concluído algum curso de extensão na Unicamp, mais de 80% informaram que o impacto do curso no desenvolvimento da atuação profissional foi bom ou ótimo. Para 93% dos alunos, o conteúdo do curso foi considerado de utilidade para introduzir novas técnicas nas diversas áreas da empresa onde trabalham. Estes dados mostram o elevado padrão de qualidade e a adequação às necessidades profissionais dos cursos de extensão oferecidos pela Unicamp. Mostram também que o ensino de extensão consegue dar uma resposta objetiva aos problemas e indagações de um amplo público com diversas exigências profissionais.

A Extecamp através do site www.extecamp.unicamp.br oferece um sistema de busca dinâmica de cursos e disciplinas e possibilita a realização de matrículas on-line, facilitando assim o acesso para os candidatos. Neste site estão à disposição da comunidade todos os cursos cadastrados na Extensão. Adicionalmente disponibiliza neste catálogo os cursos oferecidos nos últimos cinco anos, os quais abrangem a maioria das áreas do conhecimento e visam atender as demandas da sociedade.

A participação em cursos de extensão é uma forma de acessar os conhecimentos da Universidade e interagir com seus professores e pesquisadores. Por meio deste catálogo nós o convidamos a descobrir o interessante e diversificado mundo dos cursos de extensão oferecidos pelas diversas unidades da Unicamp. Seguramente encontrará um curso que atenda às suas necessidades e inquietações por novos conhecimentos.

Prof.Dr. Miguel Juan Bacic - Diretor Executivo da Escola de Extensão da Unicamp