Unidade: INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
Responsável: MARCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONCA
ANÁLISE LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO EM LINGUAGENS NA ESCOLA
Com o foco na análise e reflexão sobre a linguagem no ensino de português, o curso objetivo oferecer reflexões sobre o tema, sugerir atividades práticas e propiciar a criação de atividades didáticas de análise linguística/semiótica, de forma colaborativa. Uma das metas do curso é permitir que os docentes melhor compreendam: a) a constituição histórica desse eixo de ensino no Brasil; b) os pressupostos teórico-metodológicos que o têm embasado, inclusive sua inserção nos principais documentos curriculares referentes ao ensino de língua Portuguesa no Brasil (PCN, OCEM e BNCC; c) o uso da metodologia indutiva para esse trabalho, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de reflexão sobre a linguagem e à formação de leitores e produtores de texto; d) a seleção e didatização dos objetos de ensino linguísticos e semióticos, com foco na coesão, referenciação, modalização e variação linguística, sempre que possível, na intersecção com o trabalho com os gêneros do discurso na escola.