Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Responsável: CARLOS MIGUEL DA SILVA RIBEIRO
PENSAMENTO E LITERACIA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Promover o desenvolvimento do conhecimento interpretativo e especializado do professor sobre o pensamento estatístico, Preparar tarefas envolvendo elementos nucleares para uma Literacia Estatística, -Discutir tarefas que favorecem a aprendizagem da estatística em diferentes campos de aplicação, especialmente sobre fenômenos aleatórios,-Promover o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunos, criando as bases para uma compreensão estatística do mundo, perspectivando aprendizagens futuras
ATENÇÃO: INSCRIÇÃO ABERTA A PARTIR DE 14/12/2023
Informações gerais do curso:
Sigla: EDU-1005.
Oferecimento: 001.
Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Ementa: Tendo em mente a importância da coleta e tratamento da informação como meio de atribuir significado aos contextos do dia a dia, este curso tem como objetivo principal a melhoria da prática matemática pelo desenvolvimento das especificidades do conhecimento dos professores de Educação Infantil e Anos Iniciais relativamente a esta temática. Para tanto, discutiremos os elementos nucleares do Pensamento Estatístico como base para uma Literacia Estatística, incluindo temas como a determinação e enunciação da problemática, conceitos de coleta, organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos, navegação entre diferentes gráficos e representações gráficas discutindo suas semelhanças e diferenças..
Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
Certificação: Certificado.
Público-alvo: Professores das redes públicas e particulares de ensino, pesquisadores, coordenadores.