Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Responsável: ANDERSON DE SOUZA SANTANA
MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS EM ALIMENTOS
Apresentar e caracterizar os principais patógenos bacterianos de importância em alimentos e estudar o seu comportamento em função dos parâmetros intrínsecos e extrínsecos dos alimentos. Apresentar as principais medidas de controle e mecanismos de patogenecidade dos principais patógenos bacterianos de importância em alimentos.
Informações gerais do curso:
Sigla: FEA-0406.
Oferecimento: 009.
Unidade: FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.
Ementa: Toxi-infecções veiculadas por alimentos. Bacillus cereus, Clostridium perfringens, Clostridium botulinum, Estafilococos enterotoxigênicos, Salmonella, Escherichia coli patogênicas, Shigella, Yersinia, Vibrio, Campylobacter, Listeria monocytogenes: características, ecologia, mecanismos de patogenicidade e medidas de controle de patógenos de importância em alimentos. Micro-organismos patogênicos incomuns e emergentes..
Pré-requisito: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO.
Tipo do curso: DISCIPLINA.
Certificação: Atestado.
Público-alvo: O curso é dirigido àqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos técnicos e científicos na área de microbiologia de alimentos. Potenciais interessados correspondem à profissionais de indústrias, consultores, centros de pesquisa, entidades reguladoras, graduados na área de alimentos ou em cursos afins, como Engenheira de Alimentos, Química, Engenharia Química, Biologia, Biomedicina, Farmácia e Bioquímica, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia de Bioprocessos, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciência de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Laticínios e demais formações.